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A história do Ceará passa por aqui

História Portuária do Ceará

  • 1613

    Utilização da baia de Camocim como ponto de parada e apoio a embarcações portuguesas.

  • 1740

    Grande desenvolvimento das estruturas de apoio para receber embarcações em Aracati, que já era ponto de apoio militar e passou a se destacar como produtor de carne e couro. Conhecido na época como Arraial de São José dos Barcos do Porto dos Barcos do Jaguaribe.

  • 1805

    Trapiche construído em dezembro de 1805, no sítio chamado Prainha, em Fortaleza. Outros trapiches foram construídos mais tarde. Um deles pelo inglês Henry Ellery, o chamado trapiche do Ellery, localizado na mesma área, construído provavelmente, no ano de 1844.

  • 1857

    Existe documentação da construção de um terceiro trapiche concluído em 21 de junho de 1857, tendo como construtor Fernando Hitzshky, medindo 154 metros de comprimento por 17,6m de largura.

  • 1870

    Primeiro plano concretizado em planta, apresentado por Charles Neate em 1870.

  • 1893

    No final do Século XIX o engenheiro inglês John Hawkshaw apresenta um projeto para o porto de Fortaleza. Defende sua posição em frente a cidade argumentando: "...a cidade, que é asseada e cômoda, já existe, e despendeu-se considerável capital em armazéns, prensas de algodão, repartições e edifícios para a comércio".

  • 1893

    John Hawkshaw destacou que o antigo molhe deveria ser removido, a fim de permitir passagem às areias e não sendo recomendado construir molhes perpendicularmente ao litoral . Se o cais proposto fosse insuficiente, poderíasse construir-se um molhe paralelo a ele, ou então dar maior extensão ao cais.

  • 1902

    Com estrutura de ferro e piso de madeira, a Ponte Metálica teve início a sua construção a 18 de dezembro de 1902, havendo sido inaugurada a 26 de maio de 1906.

  • 1910

    Pavilhão Atlântico - A princípio, o edifício originalmente esteve montado como coreto na praça Marquês de Herval (hoje, José de Alencar) como se vê na foto ao lado. Foi transferido para próximo à Ponte Metálica, onde servia de local de espera para as embarcações que estavam chegando ou partindo

  • 1923

    Paralelamente às instalações já existentes e operantes, outros estudos sobre o porto se sucederam até foi aprovado o Decreto n:° 14.555, com famoso projeto de Lucas Bicalho, Inspetor Federal de Portos, Rios e Canais. As obras portuárias foram contratadas com a sociedade inglesa NORTON GRIFFTHS & COMPANY LIMITED. Os trabalhos de construção do que viria a ser chamada a PONTE DOS INGLESES, ficaram a cargo o engenheiro J. H. Kirwood. As obras foram suspensas à falta de crédito orçamentário, e sofreram o desgaste natural do tempo e das marés.

  • 1929

    Devido ao comprometimento da estrutura metálica a mesma foi reconstruída em concreto, pelo engenheiro Francisco Sabóia de Albuquerque, sendo reinaugurada no dia 24.2.1929, com o nome de VIADUTO MOREIRA DA ROCHA.

  • 1930

    Com base nos estudos feitos em Fortaleza, o Dr. Hor Meyll apresentou, em de janeiro de 1930, o seu projeto de construção do porto do Ceará, em Mucuripe, dizendo: "Ou temos o porto na enseada de Mucuripe, ou nunca teremos um porto em Fortaleza."

  • 1936 - Março

    Conferência sobre "O Pôrto do Ceará" no Club de Engenharia do Rio de Janeiro, apresentando resultados dos estudos da costa do ceará, os problemas do porto e soluções, vantagens e defeitos das propostas de soluções e necessidade de estudo sobre o Mucuripe.

  • 1938

    Getúlio Vargas com o Decreto-Lei n0 544 de 7 de julho de 1938 decide sobre a localização do novo porto de Fortaleza e definindo a enseada do Mucuripe como o novo local.

  • 1959

    Início das obras das estruturas do Porto de Camocim com o então ministro Ernani do Amaral Peixoto; inauguradas mesmo antes de concluídas e que em 1961 ainda transcorriam lentamente. O acesso aos navios se davam por meio de barcaças que faziam levavam cargas e passageiros de forma precária.

  • 1995 - Março

    Vinda dos navios da Marinha do Brasil para levantamentos ecobatimétricos na costa do Ceará.

  • 1995 - Julho / Dezembro

    Concepção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e contratação de projetos básicos de engenharia.

  • 1996 - Maio

    Início das obras do Terminal Portuário do Pecém e obras de infra-estrutura. Foto: 1996 Ponta do Pecém - Instalação do Canteiro de obras.

  • 1998 - Abril

    Conclusão das obras da Rodovia de Acesso.

  • 1999

    Conclusão das obras da Ponte de Acesso e do Pier 1 do Terminal e do Sistema Elétrico do CIPP.

  • 2000

    Conclusão das obras do Pier 2.

  • 2001

    Conclusão do Quebra-mar.

  • 2001 - Junho

    Assinatura do Contrato de Adesão nº 091/2001 pelo Governo do Estado do Ceará e Ministério dos Transportes.

  • 2001 - Novembro

    Início das operações comerciais do Terminal. Foto: Movimentação de carga Navio Capitão San Antonio.

  • 2002 - Março

    Inauguração Oficial do Terminal Portuário do Pecém.

  • 2002 - Abril

    Alfandegamento a Título permanente pela SRRF da 3ª Região.

  • 2003 - Setembro

    Início de operações de transporte pela ferrovia.

  • 2004

    Certificação ISPS-CODE - Primeiro porto no país a obter a certificação. Foto: 2004 - Certificado ISPS-CODE - primeiro a obter registro.

  • 2008 - Agosto

    (20 de Agosto) Inaugurado o Terminal de regaseificação de GNL no píer 2.

  • 2009 - Março

    Sondagens para construção do TMUT - Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém

  • 2010

    Obras de construção da 1ª esteira a ser utilizada com carvão. Foto: 2010 - (setembro) obras de construção da 1a esteira de transporte de carvão.

  • 2010

    Obras de construção do Bloco de Utilidades de Serviços. Foto: 2010 - Pecém - (junho) obra BUS 02.

  • 2010 - Agosto

    Finalização da ampliação do quebra mar do Terminal Portuário do Pecém.

  • 2011 - Agosto

    (05 de agosto) Inauguração do TMUT - Terminal de Multiplas utilidades do Porto do Pecém com dois novos berços de atracação.

  • 2016 - Junho

    Chegada dos dois novos STS. Foto: 2016 - Chegada dos STS para operação no TMUT.

  • 2016 - Agosto

    Inauguração do descarregador de minério e início de funcionamento da correia transportadora de minério, com 8,6km de extensão.

  • 2016 - Agosto

    Em Agosto de 2016 o Porto do Pecém inaugura os novos berços do TMUT, de números 7 e 8.

  • 2017 - Outubro

    10 de Outubro de 2017 - Assinatura da Lei de modernização da Cearáportos, companhia administradora do Terminal Portuário do Pecém que passou a ser denominada Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A. – CIPP S.A.

A história do Porto do Pecém não começa no dia de sua inauguração. Mas no suor de gerações que lutaram por sua viabilização.

Danilo Serpa