Imagem - Logo Ceará Portos
Imagem - Logo Ceará Portos

A história do Ceará passa por aqui

Objetos

Objetos históricos do Terminal Portuário do Pecém, do estado do Ceará e Região e também relacionados ao desenvolvimento e a história Portuária.

Gancho do 1º guindaste  do porto fabricado pela chinesa ZPMC. Referido guindaste já foi retirado do serviço devido a idade e obsolescência que já não mais atendia as demandas das operações. Hoje está exposto no jardim do prédio da Administração.
Cabeço de amarração da estrutura original do píer 1 da época da construção, que foram removidos quando da remodelação e modernização da estrutura, hoje expostos no jardim do prédio da Administração. Estão expostos na sequência os 6 cabeços originais.
Peça e folder alusivo ao primeiro batismo de navio conteneiro realizado no Norte e Nordeste do Brasil, em 22 de outubro de 2013 em cerimônia realizada no TMUT - Terminal de Múltiplas Utilidades no Pecém.
Manilha de amarração de carga utilizada nas operações. Esta possui cerca de 10 quilos e é utilizada em amarração de cargas de grande porte.
Megômetro, equipamento que era utilizado na realização de testes de isolamento de motores e transformadores nos primeiros guindastes ZPMC instalados no Terminal.
Placas de registro do 1º guindaste do Terminal, fabricado pela chinesa ZPMC e que ficavam localizadas na cabine de operação.
Relé de proteção da 1ª subestação de energia do Terminal, fabricado no rio de Janeiro e instalado no ano de 1998 para atender a obra. Depois de concluída a obra o mesmo ficou sendo utilizado até 2016 quando ficou obsoleto para atender a demanda.
Quadro de renda ofertado pela autoridade portuária de Zeebrugge no ano de 2004 quando em visita ao Terminal do Pecém.
Quadro de embarcações ofertado pela Guarda Costeira Americana no ano de 2003, apresentando alguns dos modelos utilizados no apoio e salvaguarda marítima.
Antigos crachás no modelo adotado quando do início das operações e utilizados até 2008 quando da remodelação de tecnologia e modernização da imagem.
Primeiro modelo de colete utilizado até o ano de 2009 quando da revisão de modelo; EPI obrigatório na área de operações desde o início das atividades no Terminal.
Homenagem recebida da embarcação Sirius em 08 de janeiro de 2001
Homenagem recebida dos Adidos Militares em 17 de setembro de 2003
A história do Porto do Pecém não começa no dia de sua inauguração. Mas no suor de gerações que lutaram por sua viabilização.

Danilo Serpa